Tem início o curso de introdução à obra de Slavoj Žižek!

Apostila_14x21_SÃO PAULO.indd

* Baixe uma versão eletrônica (ebook) gratuita da apostila do curso ao final deste post!

Neste momento, Alysson Mascaro abre o curso de introdução à obra do pensador esloveno com a aula Žižek e a política. Ao todo serão três módulos, examinando as diversas faces deste pensador interdisciplinar, que se estendem até o final da semana, quando Žižek chega a São Paulo para sua conferência De Hegel a Marx… e de volta para Hegel! A tradição dialética em tempos de crise, sobre seu livro Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético.

Sobre o curso

A crise das políticas neoliberais requer do pensamento crítico a desmistificação da realidade social capitalista. A Boitempo, na melhor tradição marxista, tem se notabilizado não apenas em publicar livros de excelência, mas também em organizar eventos de grande porte, como cursos, debates e conferências, com importantes pensadores do Brasil e do exterior. E é com a determinação de ampliar ainda mais a interação entre autores e público-leitor que a editora oferece mais este encontro, dando continuidade aos seminários internacionais organizados pela revista Margem Esquerda e ao curso livre de introdução à obra de Karl Marx e Friedrich Engels.

Em 2004 Margem Esquerda promoveu seu primeiro seminário, “Reflexões sobre o Colapso”, na Universidade de São Paulo (USP), com a participação de professores das principais universidades brasileiras. Um ano depois foi a vez de “As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: a obra indisciplinada de Michael Löwy”, alcançando seis cidades brasileiras; e em 2009 realizou-se o III Seminário Margem Esquerda: “István Mészáros e os desafios do tempo histórico” – em oito universidades do país, sendo todos esses eventos públicos e gratuitos. Dos seminários dedicados à vida e obra de Michael Löwy e István Mészáros resultaram, posteriormente, dois livros: As utopias de Michael Löwy (Boitempo, 2007, org. de Ivana Jinkings e João Alexandre Peschanski) e István Mészáros e os desafios do tempo histórico (Boitempo, 2011, org. de Ivana Jinkings e Rodrigo Nobile).

Em 2011 a Boitempo realizou ainda, em parceria com o Sesc e o ITS Brasil, o projeto “Revoluções” – cursos, filmes, conferências presenciais e videoconferências –, reunindo Slavoj Žižek, Alexander Kluge, EduardoGruner, Michael Löwy, Marilena Chauí, Emir Sader, Olgária Mattos, Bernard Stiegler e Costas Douzinas, entre outros. E promoveu três cursos livres sobre as obras de Karl Marx e Friedrich Engels na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e no Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Agora, um novo e importante passo é dado, tendo como fio condutor a Criação Destruidora de Marx – e este curso introdutório à obra de Slavoj Žižek –, no desvendamento de nosso presente e passado, tendo em vista um futuro mais justo e igualitário. Pois se remar contra a corrente é o destino inelutável dos que anseiam por mudanças, esperamos que este seminário forneça instrumentos aos que insistem em navegar para superar esses tempos de águas turvas.

Programação

Curso | Introdução à obra de Slavoj Žižek
Mediação de João Alexandre Peschanski
Auditório do SESC Pinheiros

5/3 | 19h | Aula 1 – Žižek e a Política
com Alysson Leandro Mascaro (filósofo do Direito)

6/3 | 19h | Aula 2 – Žižek e a Psicanalise
com Christian Dunker (psicanalista)

7/3 | 19h | Aula 3 – Žižek e a Filosofia
com Rodnei Nascimento (filósofo)

8/3 | 19h | Conferência – De Hegel a Marx… e de volta para Hegel! A tradição dialética em tempos de crise
com Slavoj Žižek

Apostila do curso

A Boitempo produziu uma apostila especial para o curso com plano de aulas, textos complementares de cada um dos professores e do próprio Žižek, além de imagens e outras informações. Apesar dos alunos inscritos receberem um exemplar gratuito no curso, a Boitempo disponibiliza uma versão eletrônica para os leitores aqui!

Alysson Mascaro durante a aula "Žižek e a política"

Alysson Mascaro durante a aula “Žižek e a política” (5.3.2013)

Apostila_14x21_SÃO PAULO.indd

Christian Dunker durante a aula “Žižek e a psicanálise” (6.3.2013)

Deixe um comentário