1. Sobre o evento

MARX: A CRIAÇÃO DESTRUIDORA 

Realização: Boitempo Editorial e SESC

Seminário internacional traz Slavoj Žižek, David Harvey e Michael Heinrich para debater a atualidade do marxismo em tempos de crise global

 O evento sobre o filósofo alemão Karl Marx, a se realizar no Sesc Pinheiros entre os meses de março e maio de 2013, contará com a participação de alguns dos mais renomados especialistas do Brasil e do exterior

Diante das consequências da crise econômica global e da nova configuração política no Brasil e no mundo, o que Marx tem a nos ensinar hoje? Como a sua vasta obra, principalmente O capital, pode contribuir para entender e transformar o nosso tempo? Para debater a atualidade e a pertinência da produção teórica desse gigante da filosofia, a Boitempo Editorial e o Sesc realizam durante os meses de março a maio o projeto “MARX: a criação destruidora”, que reunirá alguns dos mais renomados especialistas da tradição marxista, com destaque para o filósofo esloveno Slavoj Žižek, o geógrafo britânico David Harvey e o cientista político alemão Michael Heinrich, integrante do projeto MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), instituição detentora e curadora dos manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels.

A programação, centralizada em São Paulo e dividida em três etapas, marca o histórico lançamento da edição especial, com tradução inédita, do livro I d’O Capital, de Karl Marx, 15º título da Coleção Marx Engels, além de Para entender O Capital, de David Harvey; Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético, de Slavoj Žižek; Estado e forma política, de Alysson Leandro Mascaro, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Marx, modo de uso, do filósofo francês Daniel Bensaïd (falecido em 2010); além do número 20 da revista Margem Esquerda.

Durante os meses de março e abril, a programação se estenderá por outras cinco cidades (Porto Alegre, Brasília, Recife, Salvador e Rio de Janeiro), com conferências de Slavoj Žižek, David Harvey e debates entre alguns dos principais nomes do marxismo brasileiro contemporâneo. Confira a programação completa aqui e faça suas inscrições aqui.

Anúncios

5 responses to “1. Sobre o evento

  1. Olá, o site está confuso. Encerram as inscrições para tudo em SP, é isso?

    • boitempoeditorial

      Caro Robson, conforme você pode observar na seção das inscrições (http://marxcriacaodestruidora.com.br/inscricoes/), cada etapa das atividades de São Paulo conta com períodos de inscrição diferentes. Por enquanto, apenas a primeira etapa da conferência está com inscrições finalizadas.

      As inscrições para o IV Seminário Margem Esquerda: Marx e o Capital (Etapa 2) começam na segunda-feira 11 de março, às 11h (e vão até o dia 14, ao meio dia).

      As inscrições para o IV Curso Livre Marx Engels (Etapa 3) começam na segunda-feira 22 de abril, às 11h (e vão até o dia 25, ao meio dia).

      Qualquer dúvida, você pode escrever para marx@boitempoeditorial.com.br!

  2. CARLOS VINICIUS NOBRE PIMENTA

    NORDESTE AINDA ESPERA QUE COMECEM A SEREM REALIZADOS CURSOS POR AQUI TAMBÉM.

  3. Marcos Klautau

    É possível participar através da internet?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s